Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), VII Seminário de Extensão de Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Uso de teatro informativo em ambientação de calouros
THAIS THEOMARIS DOS SANTOS, Maria Vitória Silva Nicolini, Sabrina Barbosa Rosini, Lucas Vinicius da Silva, Yuri Barros Fávaro, Elis Regina Duarte

Última alteração: 2018-04-15

Resumo


OBJETIVO: Apresentar uma peça teatral para os calouros dos cursos da UTFPR-PG a fim de facilitar a ambientação, integração e informar os mesmos. MÉTODOS: A fim de se passar as informações de uma forma interessante e que despertasse um sentimento de acolhimento nos alunos foi desenvolvida uma peça teatral para ser apresentação no momento da recepção dos novos alunos. Para avaliar o impacto gerado pelo teatro foi aplicado um questionário avaliativo. RESULTADOS: O questionário mostrou que os alunos no geral gostaram do roteiro e da peça, porém a maioria não participaria da organização de uma peça teatral. 54% dos alunos que assistiram à peça acharam que foi uma boa ideia o projeto do teatro. CONCLUSÕES: As respostas do questionário revelaram que os objetivos foram alcançados, a peça abordou as informações chaves para essa nova fase dos calouros e eles mostram que entenderam. Como alguns alunos responderam que estavam nervosos no inicio da ambientação o teatro serviu para tranquiliza-los, isso contribuiu para que os alunos se sentissem acolhidos e bem-vindos a universidade. O uso do teatro informativo deve ser incentivado, pois permite ações culturais e de integração melhorando a qualidade de vida dos alunos e envolvidos.


Palavras-chave


Ambientação; Calouro; Lúdico;

Texto completo: PDF