Última alteração: 2017-10-27
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a influência do capital intelectual no sucesso das startups incubadas, sendo prioritariamente realizada a análise do capital humano, visto que o capital humano se torna mais evidente nas novas empresas do que as outras vertentes do capital intelectual. O procedimento metodológico usado se deu de três maneiras: consulta à literatura, desenvolvimento e comprovação empírica. Foram realizadas revisões literárias em base de dados, como a Scielo e Scopus, além da busca de artigos científicos da área e livros. Foram usadas como instrumento de estudo, as startups incubadas no PROEM (Programa de Empreendedorismo e Inovação) e no Hotel Tecnológico, ambos localizados no Campus Pato Branco, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Essas startups foram selecionadas para serem estudadas pois de acordo com a literatura ficou evidente que as novas empresas necessitam de apoio ao desenvolver novos conhecimentos, e é justamente fornecendo conhecimento para essas empresas que a influência do capital intelectual em seu sucesso pôde ser percebida pelos pesquisadores. As startups estudadas tiveram grande evolução em seu negócio, principalmente quando se trata de estruturação do negócio, conhecimento de nicho de mercado, definição dos produtos e serviços, etc. Quanto ao resultado para a pesquisa, pode-se dizer que foi possível identificar que o capital intelectual, principalmente o capital humano, se utilizados de maneira correta e consistente, são capazes de proporcionar sucesso à uma empresa em desenvolvimento. Dessa forma, considera-se que a pesquisa foi positiva ao conectar o capital intelectual ao sucesso das startups, proporcionando conhecimento aos novos empreendedores e principalmente, comprovando a significativa melhoria que existe ao aplicar o conhecimento do capital intelectual nessas startups.