Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), VII Seminário de Extensão de Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Fundamentos da lógica de programação para alunos do ensino médio
Thiago Auler Wideck, Lucas Vinicius Ruchel, Marcos Aurélio Hermogenes Boriola, Uesley Souza Silva, Jefferson Gustavo Martins, Odair Moreira de Souza, Rosane Fatima Passarini

Última alteração: 2018-10-09

Resumo


O objetivo deste artigo é apresentar as atividades realizadas em um projeto de extensão realizado por acadêmicos da UTFPR câmpus Toledo com o intuito de promover os cursos de Tecnologia em Sistemas para Internet e Engenharia da Computação do câmpus perante a comunidade externa, sendo que o público alvo são alunos do ensino médio da rede estadual de ensino, bem como contribuir com a redução da evasão desses cursos nos primeiros períodos. Um plano de 20 encontros foi desenvolvido para introduzir à conceitos computacionais de programação através de dinâmicas de grupo, jogos lúdicos e da consolidação destes conceitos com a ferramenta VisuAlg. O público-alvo do projeto foram alunos da rede pública de ensino entre o segundo e terceiro ano do ensino médio. A taxa de evasão dos alunos participantes foi elevada. No entanto, os que continuaram mostraram interesse em continuar na área da computação e a serem possíveis ingressos nos cursos da UTFPR. Acreditamos que divulgação do câmpus Toledo da UTFPR e de seus cursos de Tecnologia em Sistemas para Internet e Engenharia da Computação atingiu seu objetivo, uma vez que a turma iniciou com 28 alunos. Entretanto, o impacto do projeto na evasão dos cursos de computação não foi possível avaliar, uma vez que o projeto ainda está em andamento, mas os alunos que ingressarem em um destes cursos terão uma base de conhecimento em raciocínio lógico e construção de algoritmos, considerados atualmente pontos críticos destes cursos.

Palavras-chave


Orientação na escolha do curso superior; Retenção e evasão; Programação de computadores

Texto completo: PDF