Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), VII Seminário de Extensão de Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Aproveitamento de resíduos industriais para a produção de tijolos ecológicos
Eduardo Augusto Buss Wisbiski, Juliana Martins Teixeira de Abreu Pietrobelli, Lígia Cristina Micheleti de Azevedo Oliveira Menezes, Mariana Yamashita, Eduardo Sidinei Chaves, Nelson Ari Canabarro

Última alteração: 2017-10-16

Resumo


Um dos propósitos da construção civil atualmente é empregar técnicas sustentáveis nas edificações, reduzindo o impacto negativo das atividades humanas no mundo. Nesse trabalho analisa-se a técnica de produção de tijolos ecológicos de solo-cimento, que resultam em menores danos ao meio ambiente, por evitar a queima das matérias-primas e geração de poluentes na atmosfera.

A amostragem analisada foi produzida pelos alunos deste projeto no campus Ponta Grossa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, entre os anos de 2016 e 2017. Os ensaios de resistência foram realizados em conformidade com as metodologias propostas por normativas da área (ABNT) a fim de demonstrar a aplicabilidade da técnica. Propôs-se como alternativa a adição de cinza de caldeira como agregado ao tijolo, avaliando seu impacto na resistência final dos corpos de prova.

Obteve-se a partir destes métodos um tijolo solo-cimento com resistência média à compressão de 1,6 MPa, com adição de 16% de cinza de caldeira como agregado. A análises das matérias-primas indicou a curva granulométrica do solo e da areia utilizados, bem como caracterização de umidade e matéria orgânica da cinza de caldeira.

Palavras-chave


Construção civil; Sustentabilidade; Solo-cimento