Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), VII Seminário de Extensão de Inovação da UTFPR

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PRÁTICAS DE MEDITAÇÃO NA INFÂNCIA
Thaiane Paloma de Almeida, Adriana Maria Wan Stadnik

Última alteração: 2020-09-24

Resumo


OBJETIVO: A meditação é uma prática que vem ganhando notoriedade devido aos inúmeros benefícios proporcionados aos praticantes, tanto em aspectos físicos, quanto aos aspectos relacionados à mente, às emoções e ao bem-estar geral. Por esses motivos, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná e a ONG Mãos Sem Fronteiras se uniram na criação do projeto de extensão Meditando na Infância. O projeto teve como objetivo ensinar e divulgar a meditação para crianças de forma prazerosa e lúdica. MÉTODOS: Participaram do projeto 24 crianças, com idade entre 4 e 5 anos, matriculadas na pré-escola de um CEI (Centro de Educação Infantil), em Curitiba. O projeto foi aplicado, em forma de aulas lúdicas de relaxamento, entre os meses de setembro a agosto, com frequência de duas vezes por semana e duração de 30 minutos cada sessão. Todas as aulas foram anotadas num Diário de Bordo em que se realizou uma Análise de Conteúdo, possibilitando a avaliação dos resultados do projeto. RESULTADOS: Nas crianças participantes, foi observado o desenvolvimento de aspectos como autoconhecimento e a liberação de pensamentos e emoções. Adicionalmente, percebeu-se que crianças com dificuldade em se concentrar nas atividades ou muito agitadas apresentaram melhora. CONCLUSÕES: Considerou-se que o projeto atingiu seu objetivo inicial - ensinar e divulgar o exercício de meditação. O projeto foi muito bem recebido tanto pela diretora como pelas professoras e crianças da instituição em que foi aplicado e este aspecto foi demonstrado pela alegria na recepção do projeto e solicitação da continuidade do mesmo.

Palavras-chave


Relaxamento; Criança; Meditação.