Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), VII Seminário de Extensão de Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Live English at UTFPR! Vivenciar a língua inglesa na UTFPR!
Vera Lucia Vasilevski dos Santos Araujo, Adriana Sangalletti

Última alteração: 2018-09-19

Resumo


O objetivo deste trabalho é relatar o desenvolvimento de um projeto para o aprendizado de língua inglesa, em que se utilizaram atividades lúdicas, sobretudo música e vídeos. Para execução do projeto, realizaram-se oficinas temáticas, abertas à comunidade, interna e externa, grupos de conversação, reuniões para ensaios de música, apresentação de música e simulados do TOEFL. A música é a estratégia de aprendizado mais eficaz, pois estimula a participação, auxilia o aprendiz a superar as dificuldades de pronúncia e a entender a estrutura da sentença do inglês. Pequenos vídeos, sobretudo se forem engraçados, chamam a atenção para a pronúncia e compreensão dos diálogos. Assim, músicas e vídeos devem ser explorados, a fim de dinamizar o processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa e incentivar o aluno a aprendê-la. As atividades promovidas pelo projeto semearam uma cultura de valorização do inglês, sobretudo nos alunos dos cursos de graduação, que se mostraram, então, mais dispostos a aprender o idioma e a utilizar material técnico-científico em língua inglesa, para suporte a conteúdos das aulas da graduação.


Palavras-chave


Língua inglesa; Estratégias de aprendizagem; Música.