Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), VII Seminário de Extensão de Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Produção de eletrodos para ensino de conceitos de eletroquímica
Bruno Claudino dos Santos, Fernanda Rechotnek, Rafaelle Bonzanini Romero

Última alteração: 2018-10-07

Resumo


Pensando-se em um ensino significativo com aulas mais dinâmicas e motivadoras, o presente trabalho tem como objetivo apresentar uma atividade experimental, de baixo custo, para o ensino de eletroquímica, passíveis de serem desenvolvidos na Educação Básica. A atividade ora apresentada consiste na obtenção de eletrodos, a partir de placas de fenolite, utilizando solução de cloreto de ferro (III). Este experimento pode ser utilizado na disciplina de Química na Educação Básica, independente da existente de laboratórios. Com essa atividade experimental os estudantes poderão levantar hipóteses sobre a corrosão do material, desenvolverem cálculos de diferença de potencial e descrever as reações observadas na experimentação, de modo a interligar a teoria e a prática. Portanto, a experimentação apresentada pode ser realizada em qualquer ambiente, sem a necessidade de um espaço formal contribuindo para o ensino e aprendizagem dos estudantes e para a superação das barreiras deixadas na “explicação” da eletroquímica em sala de aula.


Palavras-chave


Eletroquímica; Corrosão; Experimentação; Ensino de Química

Texto completo: PDF