Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), VII Seminário de Extensão de Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Hortas escolares: um espaço de observação, ensino e ação
VICTOR KAINA CERQUEIRA DE SOUZA ALVES

Última alteração: 2017-10-03

Resumo


A universidade exerce um papel fundamental na sociedade, tanto produzindo como disseminando conhecimento. Buscando suprir algumas necessidades da comunidade de Pato Branco como a interdisciplinaridade nas escolas, o distanciamento na relação aluno professor, a oferta de terapia ocupacional, o enriquecimento alimentar e a conscientização sobre os cuidados com o meio ambiente que surgem as hortas escolares de base agroecológica. O desenvolvimento das aulas teórico expositivas junto as atividades práticas de plantio, manejo e colheita das hortaliças aumentou o desempenho dos alunos em sala de aula, despertou o interesse pelo meio ambiente, enriqueceu a alimentação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Pato Branco e também solucionou problemas externos e individuais dos alunos. Este trabalho mostra como a relação entre universidade e comunidade pode ser muito produtiva e benéfica a sociedade.

 


Palavras-chave


Interdisciplinaridade. Extensão. Hortaliças.