Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), VII Seminário de Extensão de Inovação da UTFPR

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Melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem em jovens carentes
Marina dos Reis Oliveira, Gisely Luzia Stroher, Marcelo Ferreira da Silva, Ricardo de Almeida Simon, Gylles Ricardo Stroher

Última alteração: 2018-04-15

Resumo


OBJETIVO: Melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem em matemática integrando estudantes universitários com jovens carentes que necessitam de maior atenção social. MÉTODOS: O trabalho foi realizado com meninas carentes de 11 a 13 anos no período matutino que tinham a disposição estudantes universitárias para sanar suas dúvidas de matemática. Os atendimentos eram realizados tanto individualmente quanto em pequenos grupos para facilitar o ensino-aprendizagem. Adicionalmente, foram realizados jogos (brincando de multiplicar e bingo da matemática). RESULTADOS: O projeto evidenciou defasagem de conteúdos muito aquém das séries em que algumas jovens carentes estavam frequentando o que possibilitou o resgate e o interesse pelos conteúdos. Os jogos foram um diferencial para motivar algumas jovens a estudarem a tabuada. CONCLUSÕES: Os atendimentos individuais para jovens carentes são essenciais para incentivar, recuperar os conhecimentos atrasados, capacitar e incentivar a criar suas estratégias e pensamentos proporcionando cidadãos com maior preparo para a vida profissional.


Palavras-chave


MATEMÁTICA; ENSINO-APRENDIZAGEM; JOVENS CARENTES

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