Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), VII Seminário de Extensão de Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Desenvolvimento de jogos virtuais para o ensino de Cálculo I
Letícia Mazzo Portela, Claudete Cargnin

Última alteração: 2018-04-15

Resumo


OBJETIVOS: O presente artigo tem por objetivo apresentar um jogo virtual, em desenvolvimento, como ferramenta para o ensino de Cálculo. MÉTODOS: Para o desenvolvimento do jogo virtual chamado de Rachacuca estão sendo utilizados como base os jogos elaborados pelos alunos da respectiva disciplina no semestre 2017/1 da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Campo Mourão. Os jogos virtuais estão sendo desenvolvidos através do motor de jogos e IDE (Integrated Development Environment) Unity, sendo CSharp a linguagem de programação empregada no desenvolvimento dos mesmos. Além disso, os jogos estão sendo construídos focando nos sistemas mobile, especificamente, para o sistema operacional Android. Pretende-se experimentar o jogo com estudantes da disciplina da modalidade EAD para avaliação, tão logo esteja finalizado. RESULTADOS: O projeto está em fase inicial, no entanto, já conta com um jogo em estado de finalização, intitulado RachaCuca, que envolve os conteúdos de Funções, Limites, Derivadas e Integrais. CONCLUSÕES: Embora ainda em fase inicial, e não experimentado com estudantes, há grande motivação e expectativa para a continuidade do trabalho e realização das próximas etapas. Espera-se que o jogo possa servir como ferramenta de ensino que proporcione maior interesse e dinamismo às aulas de Cálculo Diferencial e Integral I, além de torná-las mais divertidas.


Palavras-chave


Cálculo Diferencial e Integral; Jogos; Unity; Android.

Texto completo: PDF