Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), VIII Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Multiplicadores de conhecimentos práticos em Engenharia Elétrica nas escolas estaduais do município de Apucarana-PR.
João Paulo Aparaecido Papait, Maria Carolina Slota Kutz, Leandro da Silva Pereira, Rodrigo da Ponte Caun

Última alteração: 2018-11-07

Resumo


O projeto possui a expectativa de difundir conhecimentos de base tecnológica em Engenharia Elétrica por meio do aprendizado prático, contribuindo com a organização de Espaços de Ciência em escolas públicas do município de Apucarana/PR. Complementarmente, o projeto auxilia os alunos do Ensino Médio das escolas estaduais a identificar aplicações práticas em disciplinas de ciências exatas, permitindo incrementar a produtividade desses alunos atendidos de forma a criar mecanismos que minimize a evasão e a desmotivação escolar. As atividades propostas serão desenvolvidas em quatro linhas de projetos, que visa demonstrar o funcionamento de um motor elétrico de corrente contínua, ativado por um sensor luminoso, com retardo no acionamento visualizado em um display. Uma pesquisa de interesse, realizada nas escolas deste município, confirma a necessidade de aprimorar a percepção entre a teoria/prática dos alunos da rede pública de ensino em termos do uso de equipamentos na indústria. Por fim, espera-se que este projeto consolide a UTFPR-AP no âmbito da educação pública.


Palavras-chave


Educação; evasão e desmotivação escolar; projetos tecnológicos.

Texto completo: PDF