Última alteração: 2018-11-07
Resumo
A Matemática é vista no Brasil como uma disciplina pouco atraente, por esse motivo estratégias estão sendo criadas para motivar e aperfeiçoar o seu ensino. O presente projeto destina-se ao estudo de uma metodologia de ensino baseada no desenvolvimento do raciocínio lógico para a realização da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A OBMEP é um teste de múltipla escolha em larga escala, aplicada pelo Ministério da Educação aos alunos do Ensino Fundamental, em duas fases, anualmente, a fim de incentivar a pesquisa e descobrir novos talentos, no Brasil. Discentes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Apucarana, após 4 meses de treinamento com professores de matemática/estatística, conduziram atividades à alunos de 8° e 9° anos, abordando os temas: Aritmética, Análise Combinatória e Geometria Plana e Espacial. Com o incentivo dos pais, os alunos das escolas públicas e particulares, participaram dos encontros que aconteceram aos sábados, na própria universidade, e que contou com material próprio e fornecido de forma gratuita. Os resultados mostraram que este trabalho possui uma implicação social elevada, pois além de ajudar na melhoria das notas obtidas nesse teste nacional, ele também promove um crescente interesse escolar nas disciplinas que requerem raciocínio. Outro fator positivo é oportunizar à cidade de Apucarana maior destaque, recebendo maiores incentivos do Governo e tendo a oportunidade de investir e aprimorar no ensino, visando aumentar a capacidade de desenvolvimento profissional dos estudantes.