Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), VIII Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
O cata-vento como coadjuvante na prática de meditação com crianças pré-escolares
Carla Fernanda Piccinin, Thaiane Paloma de Almeida, Adriana Maria Wan Stadnik

Última alteração: 2018-11-07

Resumo


Na fase pré-escolar o processo de ensino e aprendizagem deve ser complementado com outros aspectos para acrescentar a formação do individuo como um todo. A meditação, quando incorporada à rotina das crianças, pode se tornar um desses complementos.  Para introduzir de maneira natural a meditação na infância é necessário começar com brincadeiras que acabem levando à meditação. Desta forma percebeu-se que o cata-vento seria um grande aliado para ensinar a meditação para crianças de forma alegre, divertida e agradável. Participaram do projeto 30 crianças, com idade entre quatro e cinco anos, matriculadas na pré-escola de um CEI (Centro de Educação Infantil), em Curitiba-PR. O projeto foi aplicado, em forma de aulas lúdicas de relaxamento, entre os meses de setembro de 2017 e agosto de 2018, com frequência de duas vezes por semana e duração de 30 minutos cada sessão.  Por meio da técnica com o cata-vento, percebeu-se que as crianças aprimoraram suas capacidades respiratórias, o que consequentemente ocasionou uma harmonia em seus ritmos cardíacos.  O projeto foi muito bem recebido tanto pela direção como pelas professoras e crianças, o que é muito positivo para todos os envolvidos. As crianças fizeram a transição notável de um comportamento mais impulsivo e autocentrado para um comportamento mais responsável e socialmente integrado.

Palavras-chave


Cata-vento; Criança; Meditação

Texto completo: PDF