Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), VIII Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
A presença de TIC nos anos iniciais do Ensino Fundamental na formação de pedagogos
Bruna Alves da Silva, Eliane Maria de Oliveira Araman, Lucas do Nascimento Corrêa

Última alteração: 2018-11-08

Resumo


A revolução digital tem impactado, de certa forma, a educação por meio de programas governamentais que implementam e incentivam o uso das tecnologias em sala de aula. Esta pesquisa teve como objetivos pesquisar como estão sendo utilizadas as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nas escolas que atendem os Anos Iniciais do Ensino Fundamental I da cidade de Cornélio Procópio, e fazer um levantamento da oferta das disciplinas de TIC nos cursos de Licenciatura em Pedagogia ofertados pelas Instituições de Ensino Superior (IES) do estado do Paraná. Para a coleta de dados das escolas, foram realizadas visitas as escolas e nos foram respondidas algumas perguntas referentes ao tema, o que permitiu ter conhecimento parcial das dificuldades enfrentadas por cada escola. Para a análise das disciplinas, foram coletadas informações nas páginas das IES. Portanto, concluímos que as escolas possuem computadores, em que a maioria estão estragados, televisão que não possuem fins pedagógicos e lousa digital, mas não a sabem utilizar, constatou-se, ainda, que as duas IES que não ofertam a disciplina de TIC.


Palavras-chave


Tecnologia da Informação e Comunicação; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Ensino de Matemática

Texto completo: PDF