Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), VIII Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
A utilização da holografia como proposta de recuso didático ao ensino de química
Letícia Effting, Milene Graciele de Almeida, Henry Charles A.D.N.T. de M. Brandão

Última alteração: 2018-11-09

Resumo


Os conteúdos abordados no ensino de química não devem se resumir à uma mera transmissão de informações, com memorização de fórmulas, conceitos e símbolos. Este deve ser problematizador, desafiador e estimulador, de maneira que seu objetivo seja o de conduzir o estudante à construção do saber científico. Atualmente, o uso de novas tecnologias vem despontando como nova forma de transmissão e articulação de conhecimento, pois de forma mais atrativa e dinâmica, torna a aprendizagem do aluno mais interessante e significativa. Por meio dessas tecnologias é possível ilustrar as aulas, tornando-as mais atraentes, possibilitando aos educandos vivenciarem situações reais do tema que está sendo abordado. Assim, visando trazer novas tecnologias para a sala de aula procurou-se reprodutores de imagem 3D, dentro os quais optou-se pela holografia, para exemplificar conceitos químicos que requerem um elevado grau de abstração dos estudantes, permitindo abordagens mais efetivas do conteúdo.


Palavras-chave


Dificuldades; ensino; holograma; tecnologia

Texto completo: PDF