Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), VIII Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Elaboração de jogo lúdico como proposta de recurso didático ao ensino de química
Marinara Alberton, Deise Dorval, Henry Charles A.D.N.T. de M. Brandão

Última alteração: 2018-11-09

Resumo


A grande importância do ensino significativo para os alunos, faz com que os profissionais que atuam na educação busquem metodologias e recursos didáticos variados. Dentre os recursos existentes, o lúdico tem grande relevância nesse contexto. Por tal motivo buscou-se desenvolver um jogo lúdico de tabuleiro sobre o tema tabela periódica. Tal tema é de grande valia pois grande maioria dos alunos ingressantes no ensino médio possuem receio com esta disciplina, mesmo sem ter visto conceitos químicos antes. Dessa forma entende-se que ao colocar o conteúdo com recurso lúdico os alunos poderiam ter maior receptividade na disciplina sobre o contexto abordado. De fato o jogo contribui tanto para o aumento de uma “memorização” do conteúdo, como também na interação aluno-aluno e professor-aluno.

 


Palavras-chave


Ensino; lúdico; professor

Texto completo: PDF