Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), VIII Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Estudo de Aula na Formação de Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais
Arthur Ravagnhani de Oliveira, Karina Karina Alessandra Pessoa da Silva

Última alteração: 2018-11-07

Resumo


Neste artigo trazemos resultados dos trabalhos desenvolvidos em um projeto de extensão cujo objetivo é desenvolver o conhecimento matemático, aprimorar o desenvolvimento  profissional e possibilitar a formação continuada em Matemática de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, nos fundamentamos na metodologia Estudos de Aula em que, a partir de uma prática, são realizadas reflexões com o intuito de aprimorar o plano de aula. O trabalho foi desenvolvido com um grupo de participantes constituído por professoras dos anos iniciais, professoras formadoras e estudantes de graduação e, além dos conteúdos matemáticos, foram discutidas e implementadas tendências metodológicas como Modelagem Matemática, Resolução de Problemas e Investigação Matemática. Tal grupo se reuniu quinzenalmente para planejar as aulas que foram colocadas em ação nas salas de aulas de algumas das professoras participantes. A partir das reflexões oriundas do desenvolvimento de quatro aulas evidenciamos resultados satisfatórios que envolveram as professoras com os conteúdos matemáticos, bem como as tendências metodológicas empregadas.


Palavras-chave


Ensino de matemática; estudos de aula; formação continuada de professores; anos iniciais do ensino fundamental

Texto completo: PDF