Última alteração: 2018-11-07
Resumo
A evasão e a retenção de alunos são atualmente grandes problemas a serem estudados e combatidos pela universidade. Alunos com formação básica deficiente e falta de afinidade com o curso tendem a apresentar maiores índices de evasão escolar. Este trabalho teve por objetivo relatar as atividades desenvolvidas durante um ano de realização do projeto VIVER+BIO e relacionar a forma como estas atividades podem contribuir na solução dos problemas mencionados. Foram realizados três tipos de atividades sendo elas: visitas técnicas, palestras e minicursos. As visitas permitiram ao aluno maior interação com a área de atuação profissional e correlação das atividades com as disciplinas do curso; a palestra deu origem a um grupo de discussões que está se organizando para participação na competição iGEM, enquanto os minicursos proporcionaram aprendizado complementar sobre conhecimentos básicos indispensáveis para disciplinas de cálculo, física e química. Estima-se que a realização sistemática destas ações possa contribuir de forma valiosa na redução dos índices de retenção e evasão dos alunos.