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O uso interativo de craniotecas de aves e mamíferos para o ensino de Biologia
Jacqueline Cadore, Elton Celton Oliveira

Última alteração: 2018-11-07

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo elaborar Craniotecas de aves e mamíferos e utilizá-las em sala de aula como instrumento de facilitação no ensino de Zoologia. Os crânios foram inicialmente resgatados do Laboratório de Ensino de Zoologia da UTFPR-DV, onde estavam guardados, empoeirados, muitos danificados e em desuso. Realizou-se a higienização e reparação dos exemplares e, em seguida, procedeu-se a organização em três caixas: 1-Crânios de mamíferos de grande porte; 2-Crânios de mamíferos de médio e pequeno porte; 3-Crânios de aves. Posteriormente, foi realizada a identificação das espécies até o menor nível taxonômico possível, com base nos registros do laboratório e de chaves de identificação. Além disso, elaborou-se a arte de uma cartilha didática e fichas de apoio, com informações sobre cada animal das craniotecas: classificação taxonômica, nome popular, foto ilustrada, estado de conservação, mapa de distribuição e um pequeno relato sobre a sua história de vida. Com isso, obteve-se um total de 13 crânios de mamíferos e 17 de aves, organizados em três caixas didáticas. Os mamíferos mais representativos pertenceram às ordens Rodentia, Carnívora e Artiodactyla, enquanto para as aves foram as ordens Passeriformes e Psitaciformes. No momento, o projeto continua em andamento e os questionários estão em fase de elaboração para, em uma segunda etapa, serem aplicados nas escolas. Conclui-se que a elaboração de novos materiais didáticos pode estimular novas estratégias de ensino, de modo a facilitara assimilação dos conteúdos de Zoologia e melhorando a qualidade do ensino.





Palavras-chave


Cranioteca; ensino-aprendizagem; zoologia

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