Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), VIII Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

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Oficina Pedagógica de Matemática: possibilidades para a formação de professores.
Hugo Patolea Vilas Boas, Maria Lúcia Panossian

Última alteração: 2018-11-07

Resumo


Este relatório tem como finalidade a descrição dos encontros do projeto Oficina Pedagógica de Matemática (OPM), vinculado à bolsa de extensão no período de agosto de 2017 a julho de 2018, realizados na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), e com situações aplicadas em cursos de formação de professores, vinculados à Secretaria de Educação de Pinhais e à Escola Estadual Dom Pedro II. Durante os encontros na faculdade e nos cursos de formação de professores, foram utilizados aspectos da Atividade Orientadora de Ensino, em que as situações desencadeadoras de aprendizagem foram ferramentas utilizadas para as discussões sobre o processo de ensino. Como o projeto de extensão ainda está em andamento, são apresentados aqui resultados parciais com observações e orientações de participantes e professores, bem como as conclusões pontuais que puderam ser reconhecidas. O projeto segue com os objetivos iniciais, de promover, entre professores e alunos de graduação, a articulação da teoria com a prática, trabalhando com os pressupostos da teoria histórico-cultural, e com isso tentando trazer uma nova possibilidade de ensino para professores de ensino básico.

Palavras-chave


Atividade orientadora de ensino; situação desencadeadora de aprendizagem; formação de professores.

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