Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), VIII Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Modelo atômico 3D do átomo de hidrogênio como instrumento de aprendizagem em física moderna: uma abordagem lúdica e gamificada
Walmor Cardoso Godoi, Vitória Lorencetti, Débora Amaral Taveira Mello, Laíze Márcia Porto Alegre

Última alteração: 2018-11-07

Resumo


O estudo da Física Moderna necessita de uma abstração diferenciada da física clássica para seu entendimento. Um dos obstáculos que se objetiva superar neste trabalho é levar essa abstração a um entendimento do modelo de átomo de hidrogênio segundo a física quântica utilizando a visualização tridimensional do átomo com a distribuição da nuvem de elétrons ao redor do seu núcleo de acordo com a equação de Schrödinger. Sendo este um dos desafios da aprendizagem significativa de Física Moderna independente de nível acadêmico. Este trabalho trata da construção de um modelo tridimensional manipulável para tornar o aprendizado lúdico e gamificado para aprimorar os aspectos da relação ensino-aprendizagem sobre átomo de hidrogênio segundo a Física Moderna com foco desde a comunidade estudantil do ensino fundamental e superior.


Palavras-chave


Física - design, física Moderna, design para educação

Texto completo: PDF