Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), VIII Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

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Desenvolvimento de aplicação para a sala de aula invertida
João Lucas Visaco de Queiroz Fonseca, Bárbara Antunes Pacheco, Beatriz Thomas Metzner, Simone de Sousa Borges

Última alteração: 2018-11-07

Resumo



OBJETIVO: O projeto de desenvolvimento da aplicação para a sala de aula invertida visa fazer uso de ferramentas de desenvolvimento de software, com o objetivo de elaborar e construir uma plataforma virtual interativa que contribua para complementação de conteúdo didático aplicado nas aulas de biologia e permita o acompanhamento da aprendizagem dos alunos pelo professor. MÉTODOS: Baseado na aplicação de um questionário aos discentes do último ano do Ensino Médio público e privado, a respeito de seu interesse em jogos e a relação do uso destes com o ensino da biologia, para a elicitação dos requisitos de software, o que servirá de base para a aplicação web que está sendo desenvolvida e auxiliará no processos de ensino e aprendizagem através do conceito de sala de aula invertida. RESULTADOS: Os alunos expressaram grande interesse no modelo de aprendizagem proposto pelo projeto, o que levou a equipe a concluir que de fato esta seria uma abordagem adequada para alcançar uma aprendizagem mais efetiva. CONCLUSÕES: com base nos resultados obtidos, está sendo desenvolvida uma aplicação web, que auxiliará professores da disciplina de biologia do  ensino médio, a fim de despertar o interesse dos alunos pela disciplina e trabalhar melhor (ou investir mais tempo) em assuntos que os alunos apresentam maior dificuldade.


Palavras-chave


Engenharia de software; desenvolvimento ágil de software; aplicações web; aprendizagem ativa

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