Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), VIII Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Curso de Lego Mindstorms como introdução à robótica e motivação à programação de computadores
Gabriela Pietra Pereira, Emanuel Cristian de Cesaro, Beatriz Terezinha Borsoi

Última alteração: 2018-11-07

Resumo


Uma das metas do Plano Nacional de Educação para o decênio 2011-2020 é que, no
mínimo, 10% do total de créditos exigidos para a graduação, ensino superior no País, seja
reservado para a atuação dos alunos em ações extensionistas. A Universidade Tecnológica
Federal do Paraná (UTFPR), visando cumprir essa meta tem planejado e proposto o
desenvolvimento de ações e atividades que efetivem a curricularização da extensão.
Tecnologias de Informação e Comunicação, a exemplo do ambiente virtual de
aprendizagem Moodle, facilitam a disponibilização e o acesso a materiais e atividades de
cursos online. Como forma de contribuir para estruturar atividades que promovam a
curricularização da extensão, uma disciplina com materiais e atividades para curso de lego
Mindstorms foi desenvolvida. OBJETIVO: Desenvolver material para cursos lego
Mindstorms para atividade de curricularização da extensão. MÉTODO: Definir a
organização do curso e a disponibilização dos materiais no portal (disciplina Moodle);
Desenvolver o material para um curso de Lego Mindstorms visando o aprendizado de
conceitos básicos de programação; Realizar cursos para a comunidade externa para
avaliação do material desenvolvido; Avaliar o material desenvolvido por meio da
realização de cursos. RESULTADO: material para o curso (textos, exercícios,
apresentações) desenvolvido. O aprendizado e a motivação dos participantes dos cursos
mostraram que o conteúdo e as atividades desenvolvidas foram adequados. CONCLUSÃO:
os cursos alcançaram os seus objetivos significando que o material elaborado está
adequado aos propósitos aos quais se destina.

Palavras-chave


Lego mindstorms; curricularização da extensão; inclusão digital

Texto completo: PDF