Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), VIII Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Inclusão digital de jovens pelo estudo da robótica
Álefe Felipe Gonçalves Pereira Dias, João Alberto Fabro, Lucas Eduardo Bonancio Skora, Thales Romelli Rodrigues Keps

Última alteração: 2018-11-07

Resumo


OBJETIVO: Capacitar estudantes de ensino fundamental e médio, a compreender os conceitos básicos de programação, através de interação direta com dispositivos robóticos programáveis, físicos e simulados. MÉTODOS: Interfacear o resultado da programação através de robôs reais e simulados, aplicando esse modelo em alunos do ensino fundamental e médio, e também em professores. Mostrar as diferenças entre robôs físicos e simulados, incentivar a participação em olimpíadas de robótica. RESULTADOS: Metodologia se mostrou adequada, despertando interesse de alunos e professores para a área da robótica. Algumas escolas municipais de Curitiba pretendem utilizá-la em sala de aula. CONCLUSÕES: O fato de professores e alunos usarem as ferramentas desenvolvidas abre um leque para o ensino de robótica nas escolas, aumentando o interesse na área tecnológica como um todo.


Palavras-chave


Robótica; educação; fluxograma; simulação

Texto completo: PDF