Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), VIII Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

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Articulação entre formação docente inicial e continuada: em busca de novas metodologias e recursos didático-tecnológicos
Bruna Finardi, Janaina Medeiros Francener, Rosangela Araújo Xavier Fujii, Eduarda Maria Schneider

Última alteração: 2018-11-09

Resumo


OBJETIVO: Relatar a experiência do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências (GPENCI) de Santa Helena/PR na articulação da formação docente inicial e continuada para o estudo e pesquisa de metodologias e recursos inovadores para o ensino de ciências. MÉTODOS: Os encontros do grupo ocorrem desde abril de 2018, quinzenalmente. Atualmente, o GPENCI é constituído por 14 integrantes: 4 docentes (ensino superior e básico), 1 mestranda e 9 discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UTFPR-Campus Santa Helena. Por meio de leituras e atividades interativas, ocorre a reflexão da prática docente - especialmente sobre as metodologias atualmente utilizadas pelos docentes - buscando possíveis alternativas para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. RESULTADOS: Durante suas atividades, o grupo constatou que as modalidades didáticas mais utilizadas pelos professores em formação inicial em seus planejamentos para os estágios de Ciências e Biologia são as aulas discursivas dialogadas, práticas, trabalhos em grupo e saídas de campo, enquanto as TICs predominaram entre os recursos mais utilizados. A discussão sobre as metodologias inovadoras levou o grupo a conclusão de que, em algum momento, muitos dos integrantes já haviam se utilizado das metodologias em suas aulas, mesmo ainda não as identificando como tal. CONCLUSÕES: O projeto contribuiu com o estabelecimento do GPENCI na UTFPR-SH, que por sua vez, promoveu discussões a respeito da pesquisa na área de ensino e metodologias inovadoras para o ensino de ciências e biologia, além de possibilitar a realização de pesquisa por seus participantes.

Palavras-chave


Formação docente; formação de pesquisadores; grupo de pesquisa; metodologias inovadoras

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