Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), VIII Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Realização de aulas de matemática preparatórias à prova do ENEM
Marcos H. T. Mikoanski, Henrique Gonçalves Machado, Camila Nicola Boeri Di Domenico

Última alteração: 2018-11-07

Resumo


Diante da dificuldade do aprendizado da matemática onde se observa os baixos índices dos alunos nas provas de nível médio e vestibulares, desenvolveu-se a ideia de oferecer aos estudantes de rede pública aulas de matemática preparatórias para o ENEM. Buscou-se aprimorar métodos para serem demonstrados aos estudantes, para que posteriormente eles  possam  aplicar em provas exigidas  afim de se ingressar no ensino superior.  Pode se notar uma evolução constante dos alunos, sendo que estas horas a mais ajudam a suprir a carência existente nos colégios, pois a quantidade dos conteúdos em relação ao pouco tempo de aula, a superlotação das salas, a falta de didática de alguns professores e até mesmo a falta de interesse dos alunos contribuem para o mau aprendizado. Observou-se que no decorrer das aulas a cada novo problema enfrentado a solução surgia com mais naturalidade devido à liberdade de pensamento presente nas aulas e repetições.


Palavras-chave


Ensino de matemática; ENEM e vestibulares; métodos

Texto completo: PDF