Última alteração: 2018-11-07
Resumo
Observa-se que muitos cursos de formação continuada não têm considerado os saberes possuídos pelos professores, nem promovem algum tipo de relação entre universidade e escola ou pesquisadores e docentes. Além disso, não trazem conteúdos ou atividades que possibilitem a experimentação e contextualização dentro de problemáticas. Partindo desse pressuposto, desevolveu-se um Projeto de Extensão voltado para a formação continuada de professores da Rede Estadual do Paraná através de um ciclo de atividades práticas de quatro componentes curriculares (Ciências, Biologia, Química e Física), sendo essas desenvolvidas através de problemáticas pertinentes ao cotidiano de alunos do Ensino Médio. Durante as atividades os professores tiveram a oportunidade de executar os experimentos e discutir seus resultados, bem como a forma com que poderiam utilizar em sala de aula. Além disso, avaliaram como significativa a metodologia adotada na formação, ao partir da experimentação e de sua problematização ao invés de se discutir previamente os fundamentos teóricos, se mostrando assim como uma alternativa para a melhoria de aspectos que compõem o processo ensino-aprendizagem tanto de alunos quanto de professores.