Tamanho da fonte:
Oficinas de matemática básica por meio de recursos educacionais digitais para estudantes com deficiência intelectual
Última alteração: 2018-11-07
Resumo
A inclusão de pessoas com necessidades especiais tem se acentuado no Brasil evidenciando algo que já existia nas escolas: a diferença entre as populações. Os estudantes com deficiência intelectual (DI) incluem-se nessa população e, como qualquer população, necessitam de atenção no que refere-se a meios que permitam a superação de suas dificuldades. Entre as dificuldades apresentadas por essa população, encontra-se as habilidades de matemática. O objetivo do presente trabalho é apresentar os resultados parciais de um projeto de extensão que pretende ofertar aos estudantes com DI, matriculados no ensino público, oficinas para o desenvolvimento de habilidades básicas de matemática. Até o presente momento foram realizadas as etapas: 1) levantamento de literatura sobre o ensino de matemática por meio de aplicativos digitais; 2) levantamento de aplicativos digitais gratuitos desenvolvidos para o ensino de matemática básica; 3) seleção de uma escola pública (ensino fundamental anos iniciais); 4) levantamento das habilidades em matemáticas básicas dos estudantes. Os resultados parciais indicam um baixo número de literatura destinada para esse público e a inexistência de aplicativos gratuitos que apresentam estratégias direcionadas ao DI. Nas próximas etapas serão realizadas oficinas nas quais serão empregados os aplicativos selecionados. As experiências advindas das oficinas serão ofertadas aos professores das escolas.
Palavras-chave
Ensino de matemática; Ensino Fundamental; Jogos digitais educacionais.
Texto completo:
PDF