Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), VIII Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Explorando as potencialidades da técnica de dobradura enquanto uma estratégia didática no ensino da geometria plana
Andrea Rocha Ferreira, Viviane Colucci Boromelo

Última alteração: 2018-11-07

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo apresentar a futuros professores de matemática uma forma consistente e ao mesmo tempo interativa de trabalhar com o ensino de geometria plana utilizando a dobradura em papel origami. A base do estudo realizado foi a necessidade de mostrar aos professores a importância de refletir sobre o uso de materiais manipuláveis no ensino-aprendizagem de matemática. Os métodos utilizados consistiram no planejamento e elaboração de um conjunto de dobraduras que envolvessem conteúdos distintos da geometria plana, em especial relacionados a retas, triângulos e quadriláteros. Essas dobraduras foram inseridas em apostilas e utilizadas para aplicação de dois minicursos aos licenciandos em matemática da UNESPAR de Campo Mourão. Os resultados demonstraram que o uso de um recurso didático interativo pode proporcionar uma aula proveitosa em relação ao conteúdo e ao mesmo tempo estimulante para o aluno.

Palavras-chave


Geometria Plana; Dobradura; Materiais Manipuláveis; Interatividade.

Texto completo: PDF