Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), VIII Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Educação e Conscientização Ambiental: Uma Percepção de Alunos do Ensino Fundamental
Marcos Vinicius Pereira Ribeiro, Veronice Maria Kawalek, Dinéia Tessaro

Última alteração: 2018-11-07

Resumo


O presente trabalho aponta dados parciais do projeto que fora desenvolvido por meio de uma ação extensão-universitária, o qual objetivou abordar a educação/conscientização ambiental, de modo a discutir e analisar as ações cotidianas, bem como debater sobre o uso consciente dos recursos naturais e materiais industrializados e as formas de reutilização e destinação adequada dos resíduos sólidos. O trabalho foi desenvolvido em duas escolas do município de Dois Vizinhos, Paraná, uma denominada escola do campo e outra em um bairro da região urbana. Para isso foram realizadas palestras e a aplicação de questionário, ambos voltados às percepções dos alunos em relação ao meio ambiente e especialmente no que tange os aspectos relacionados à produção e destinação de resíduos sólidos. Com base no questionário, verificou-se que alguns alunos já possuem o hábito consciente em casa, ao menos em relação à separação dos resíduos sólidos, enquanto: reciclável, não reciclável e orgânico, e para aqueles que não tinham, puderam refletir e buscar alternativas conscientes. Pode-se concluir que o projeto contribui qualitativamente para a apropriação do conhecimento a respeito da educação ambiental, destacando-se que projetos sobre educação/conscientização ambiental nas escolas é muito importante, pois pode promover a educação nos pequenos atos cotidianos, capazes de preservar e cuidar do espaço em que se vive.


Palavras-chave


Ação Universitária; Resíduos sólidos; Ensino-aprendizagem

Texto completo: PDF