Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), VIII Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
LogiCat - Inserção lúdica de jovens a lógica de programação
Gabriel Lechenco Vargas Pereira, Caroline Marques Barbosa, Matheus Biagini Pereira, Luciana Carneiro Hernandes

Última alteração: 2018-11-07

Resumo


O projeto de extensão em questão tem como objetivo a disseminação da lógica de programação entre alunos de escolas municipais de Cornélio Procópio-PR do Ensino Fundamental I, a partir da plataforma MIT-Scratch, que possui uma metodologia estruturada na montagem de blocos de comando, na qual as crianças submetem os blocos indicados com códigos a um sistema de encaixe em um formato lógico. Assim, remete-se de forma lúdica às principais diretivas da lógica de programação, objetivando-se realizar ações por meio desses blocos conglomerados. Neste contexto espera-se que os discentes agreguem o conhecimento adquirido na atividade ao seu cotidiano estudantil e se instiguem a continuar no caminho da programação de computadores.



Palavras-chave


Ensino. Lógica de computador. Criatividade em crianças.

Texto completo: PDF