Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), VIII Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Perfil de acadêmicos ingressantes no curso de Agronomia da Universidade Tecnológica do Paraná-Campus Pato Branco
Fabiana Barrionuevo, Vinicius Nivaldo Beltrame, Gabriela Rodrigues da Silva, Wilson Itamar Godoy

Última alteração: 2018-11-07

Resumo


É importante conhecer o perfil do aluno ingressante na universidade para compreender as realidades nas quais estão inseridos, buscando-se assim alternativas através do ensino, pesquisa e extensão para melhorar o desempenho acadêmico e principalmente diminuir as taxas de evasão escolar. O diagnóstico foi elaborado através da análise dos dados obtidos por questionário aplicado entre os anos de 2014 à 2018, pelo grupo PET-Agronomia, junto aos alunos ingressantes no curso de agronomia. Os dados foram obtidos através de análise percentual com o auxílio de planilhas eletrônicas. Constatou-se que o gênero dos calouros que ingressaram neste período é predominantemente masculino, sendo também que ambos os gêneros são na sua predominância oriundas do meio urbano. Os resultados também indicaram que a maioria desses alunos levam um ano ou menos para ingressar na universidade após a conclusão do ensino médio. O presente estudo contribui para um melhor planejamento estratégico e proposta de desenvolvimento de atividades pedagógicas que envolvem o tripé universitário, ensino, pesquisa e extensão junto aos calouros entrevistados.

Palavras-chave


Perfil de calouros, diagnóstico universitário, planejamento estratégico.

Texto completo: PDF