Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), VIII Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

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Jogos: uma estratégia para integrar e aprimorar o ensino
Marina dos Reis Oliveira, Gylles Ricardo Stroher, Marcelo Ferreira da Silva Silva, Ricardo de Almeida Simon Simon, Gisely Luzia Ströher

Última alteração: 2018-11-07

Resumo


OBJETIVO: Integrar alunas da UTFPR e do CEPES (Centro para Resgate à Vida Esperança) com a finalidade de melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem nas disciplinas de matemática, física e química. MÉTODOS: O trabalho foi realizado com meninas atendidas pela ONG CEPES, neste foram propostos encontros semanais no contraturno escolar, nos quais foram oferecidos atendimentos individualizados e/ou pequenos grupos e pequenas competições (brincando de multiplicar e bingo da matemática). Adicionalmente, foi proposto um questionário aos envolvidos no projeto referente à metodologia empregada. RESULTADOS: O projeto evidenciou defasagens de conteúdos de series anteriores. Devido ao auxilio dos jogos foi possível obter uma melhora significativa no rendimento escolar das participantes. O questionário mostrou respostas satisfatórias com relação ao trabalho desenvolvido. CONCLUSÕES: Apesar das defasagens de conhecimento evidenciadas, os jogos foram capazes de resgatar o interesse pelas disciplinas, incentivando as estudantes a desejarem aprender e recuperar os conhecimentos atrasados, acarretando melhora no desempenho acadêmico e maior preparo para vida profissional. Ademais, os jogos proporcionaram compartilhamento de dúvidas e discussões que favoreceram a intervenção das monitoras para reduzir as defasagens de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave


Qualidade de ensino. Jovens carentes. Responsabilidade sócia. Ciências exatas.

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