Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), VIII Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Projeto mecânico e viabilidade econômica para adaptadores de veículos para portadores de deficiência física
Giovanne Bonifácio Brandolise Scaglione, José Aécio Gomes de Sousa

Última alteração: 2018-11-07

Resumo


Uma vez que a finalidade da engenharia é proporcionar evolução na qualidade de vida do ser humano e analisando a atual situação dos deficientes físicos brasileiros, que muitas vezes estão cerceados de executarem a plenitude sua atividades diárias devida à sua condição, principalmente no que tange a sua liberdade e facilidade de locomoção logo temos a necessidade de desenvolver mecanismos que propiciem a inclusão social dos mesmos. Dessa maneira o intuito do presente trabalho é estudar o contexto e desenvolver um mecanismos capaz de adaptar um automóvel convencional a um deficiente de maneira acessível tanto na simplicidade do uso quanto financeiramente, gerando o desenvolvimento da comunidade desde o bem estar social dos mesmos até  uma movimentação econômica.
Visto que não existe um produto consolidado acessível principalmente as pessoas das classes sociais mais baixas são o foco deste projeto assim a abordagem usada foi realizar um estudo de mercado buscando entender o que já atende esse nicho, buscando aproveitar a simplicidade e a inventividade das adaptações caseiras, entender suas carências e aplicar as ferramentas fornecidas pela tecnologia para desenvolver um protótipo que atenda esse público


Palavras-chave


Deficiente; físico; cadeirante; adaptação; veicular; direção. protótipo. Mecânico. Engenharia . Acessibilidade. Suporte. universal; inclusão. social. controle; manual.

Texto completo: PDF