Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), VIII Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Projeto ABHAS - Aprender Brincando Hábitos Alimentares Saudáveis.
Eleomar de Oliveira Pires Junior, William Arthur Philip Louis N. T. de M. Brandão, Henry Charles Alber David N. T. de M. Brandão, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de Mendonça

Última alteração: 2018-11-07

Resumo


Problemas relacionados aos hábitos alimentares, estão presentes com grande frequência na vida de muitas crianças, jovens e adultos. Estes tipos de problemas podem ser amenizados de forma preventiva já na infância, pois é nessa fase que muitos dos hábitos encontram-se em processo de construção. Deste modo, a escola pode desempenhar um papel importantíssimo no que diz respeito a inserção de uma orientação sobre a alimentação saudável. E é através disso, que o projeto Aprender Brincando Hábitos Alimentares Saudáveis, demonstrou no perímetro escolar, conceitos interdisciplinares relevantes sobre o comportamento alimentar. Incorporando assim, conteúdos lúdicos e práticos em sala de aula. Tais ações, foram realizadas no segundo semestre de 2017 até o final do primeiro semestre de 2018, para cerca de aproximadamente 170 escolares com idade de 5 a 10 anos de uma escola particular situada no oeste do Paraná. No período de execução do projeto, foram realizadas atividades que visavam discutir conceitos saudáveis sobre alimentação através de palestras, brincadeiras e questionários aplicados a pais e professores. Além disso, a massa corporal e a altura das crianças foram aferidas, e a ferramenta de escala hedônica foi aplicada para quantificar aceitação de diversos alimentos no ambiente infantil.

Palavras-chave


Nutrição, Lúdico e Escolares

Texto completo: PDF