Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), VIII Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Observatório da aprendizagem em matemática, em probabilidade e em estatística no ensino médio, em escolas públicas do Paraná
Silvana Heidemann Rocha, Breytner Maciel Nascimento

Última alteração: 2018-11-07

Resumo


Este trabalho tem como objetivo captar as contradições, ambiguidades, paradoxos e eventuais outros aspectos inerentes à ciência Matemática, à Probabilidade e à Estatística, no contexto de aprendizagem do ensino médio. Em bancos de dados oficiais, foram levantadas informações sobre a aprendizagem de alunos do ensino médio das escolas públicas estaduais do Paraná, visando ter um panorama sobre a educação em matemática no estado. Esses dados mostram que os resultados no desempenho dos estudantes têm sido insatisfatórios. Os problemas enfrentados pela educação paranaense apontam a necessidade de aprofundar parcerias entre universidades e escolas públicas estaduais. Nesse sentido, este projeto busca criar um programa de observação da aprendizagem em matemática, em probabilidade e em estatística no ensino médio.

Palavras-chave


Matemática no ensino médio. Aprendizagem de matemática. Aprendizagem de probabilidade e estatística. Ensino médio do Paraná. Observatório da aprendizagem de matemática.

Texto completo: PDF