Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), VIII Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Sala de aula invertida: uma estratégia para impulsionar a sua aplicação
Lucas Henrique Rocha, Ana Leticia Correia, Yuri Kauan Zulkowski, Talita Vieira Braga

Última alteração: 2018-11-07

Resumo


OBJETIVO: O projeto que está em desenvolvimento tem como objetivo incentivar o uso de estratégias de aprendizagem ativa através da disponibilização de um material didático, que conta com um livro e uma plataforma virtual (jogo), que são baseados no conceito de sala de aula invertida e faz uso de analogias e exemplificação para tornar o processo de aprendizagem da disciplina de biologia mais dinâmico, eficiente e protagonizado pelos alunos, em oposição ao ensino atual que já se encontra defasado. MÉTODOS: Baseado em uma revisão, foram elencados os assuntos mais recorrentes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Conjuntamente, foi aplicado um questionário para discentes do último ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas para avaliar aspectos relevantes para produção do material didático proposto. RESULTADOS: A revisão revelou nove assuntos que são abordados no ENEM com maior frequência, sendo que eles serão destinados para cada um dos capítulos do material didático. De uma forma geral, o resultado do questionário revelou uma reação positiva dos alunos quanto ao uso de analogias e a estratégias de aprendizagem ativa. CONCLUSÕES: A partir dos resultados obtidos é possível destacar que o material didático que está sendo elaborado será importante para contribuir com a solução de uma parte dos problemas que são observados na esfera educacional, pois visa o uso de uma aprendizagem mais ativa e associada ao uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

Palavras-chave


Biologia. Aprendizagem ativa. Tecnologias da Informação e Comunicação. Material didático. Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)

Texto completo: PDF