Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), VIII Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

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Finanças Pessoais: diagnóstico da situação dos alunos de Engenharia de Produção da UTFPR Câmpus Londrina
Ana Vitória Kfouri, Regina Lúcia Sanches Malasisse

Última alteração: 2018-11-07

Resumo


A falta de instrução financeira constitui-se num grande problema para os brasileiros, considerando que, mais importante do que ganhar, é saber como utilizar seu dinheiro, especialmente em épocas de crise econômica em que o dinheiro se torna escasso. Neste sentido, este artigo se propõe a identificar o nível de educação financeira apresentada por alunos de Engenharia de Produção da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTRPR), Campus Londrina. O artigo, que faz a análise parcial dos dados de uma pesquisa realizada junto ao Projeto de Extensão Planejamento e Orçamento Financeiro Pessoal, teve como objetivo identificar as principais dificuldades dos alunos quanto às finanças. Foram aplicados 165 questionários compostos por 10 questões que investigam os conhecimentos acerca de conceitos financeiros, 5 questões para investigar como os alunos lidam com suas finanças e 2 questões para identificar suas fontes de conhecimento financeiro e o interesse dos alunos em participar de um curso de Finanças Pessoais. Na análise de resultados verificou-se que a maior parte dos estudantes agem adequadamente em relação a gestão de seu dinheiro e as maiores porcentagens de erro foram quanto ao uso de crédito e aos tipos de investimentos. Além disso, 78,8% dos alunos responderam ter interesse em participar de um curso de Finanças Pessoais enquanto apenas 16,4% dos alunos tem conhecimento proveniente de cursos desse tipo. Os resultados serviram para constatar a necessidade de oferta de cursos nessa área, como o proposto pelo projeto, e para direcionar o foco dos conteúdos ofertados com base nas maiores dificuldades dos alunos.

Palavras-chave


Educação financeira; Alfabetização financeira; Conhecimento financeiro; Finanças pessoais.

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