Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), VIII Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Participação do grupo de pesquisa em ciência do solo no ENTEG, dia de campo semestral da gaio agronegócios
Leticia de Alcantara Dores, Gustavo Pontara Marques Alves, Eduardo de Amaral, Carlos Alberto Casali

Última alteração: 2018-11-09

Resumo


Mais que formação acadêmica, a universidade tem por função a formação profissional, pessoal, e principalmente capacidade de retorno do aprendizado dos alunos para sociedade em que está inserida. Nesse sentido, este trabalho objetivou a realização de dias de campo como ferramenta educacional e tecnológica de extensão com ênfase em ciência de solo e auxiliar na formação acadêmica, profissional e pessoal dos acadêmicos de ciências agrárias. Foram implantadas parcelas demonstrativas para um circuito de palestras durante dias de campo denominado ENTEG, realizado na área experimental da Gaio Agronegócios, em Dois Vizinhos-PR. Onde havia culturas de trigo quando realizado no inverno em 7 setembro de 2017 e soja e feijão no verão, em 14 e 15 março de 2018, com tratamentos relacionados a plantas de cobertura, gesso agrícola, inoculantes, adubação nitrogenada e potássica. E uma trincheira para demonstração do comportamento dos nutrientes quando o solo é condicionado com uso de gesso agrícola e calcário. O dia de campo mostrou-se uma excepcional fonte de troca de conhecimento entre universidade e comunidade, por meio do grupo de pesquisa em Ciência do Solo, sendo disseminador de tecnologias e agregador de conhecimento aos alunos de graduação atuantes no mesmo, além da difusão de técnicas e informações de manejo do solo para produtores. Dentre as palestras ofertadas, a realizada na trincheira despertou maior interesse do público participante, possibilitando maior dinâmica instrutiva para os extensionistas, e melhor entendimento por parte dos ouvintes, considerada excelente instrumento para dia de campo com objetivo de educação em ciência do solo.

Palavras-chave


Extensão. Ensino. Formação acadêmica.

Texto completo: PDF