Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), VIII Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
"Silent spring e a necessária conscientização (Educação) ambiental" no contexto de um curso de formação continuada de professores de Ciências
Danielle da Silva, Adriano Lopes Romero, Rafaelle Bonzanini Romero

Última alteração: 2018-11-07

Resumo


O presente trabalho relata atividades desenvolvidas, durante um curso de formação continuada, com professores de Ciências e de Química atuantes no Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão. Trata-se de atividades desenvolvidas no módulo 2 "Silent Spring e a necessária conscientização (Educação) ambiental", construído com base no livro "Silent spring" de Rachel Carson, no entendimento acerca de Educação Ambiental pela legislação brasileira e no plano nacional de resíduos sólidos. A temática foi trabalhada - utilizando a ótica das relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) - explorando vários recursos, tais como imagens, charges, ferramentas computacionais (Osiris Property Explorer, que permite calcular alguns efeitos toxicológicos de substâncias químicas), vídeos, desenhos animados (episódio 9 da série Free Willy) e atividades experimentais. Foram trabalhadas três atividades experimentais, a saber: (i) que simula os efeitos do descarte inadequado de pilhas e baterias no meio ambiente; (ii) que permite obter lentes para óculos 3D a partir de papel que seria enviado para reciclagem e (iii) que explora o uso de óleo de cozinha usado para a produção de sabão em barra.

Palavras-chave


Ensino de Ciências; Educação ambiental; Atividades experimentais.

Texto completo: PDF