Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), IX Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Fundamentos da lógica de programação para alunos do ensino médio
Luiz Gustavo Weber Thums, Thiago Auler Wideck, Thiago Vinney Oliveira Almeida, João Pedro Pastório, Rosane Fatima Passarini, Tatiany Mottin Dartora, Jefferson Gustavo Martins

Última alteração: 2020-04-19

Resumo


OBJETIVO: Este artigo apresenta as atividades realizadas em um projeto de extensão realizado por acadêmicos da UTFPR/Toledo com o intuito de propiciar orientação profissional e promover os cursos da área de computação do câmpus perante a comunidade externa, bem como contribuir com a redução da evasão desses cursos nos primeiros períodos. MÉTODOS: Um plano de 20 encontros foi desenvolvido para introduzir à conceitos computacionais de programação através de dinâmicas de grupo, jogos lúdicos e da consolidação destes conceitos com a linguagem de programação JavaScript. RESULTADOS: A taxa de evasão dos alunos participantes do projeto tem sido elevada. No entanto, os que continuam mostraram interesse em continuar na área da computação e a serem possíveis ingressantes nos cursos da UTFPR. CONCLUSÕES: Os participantes têm obtido uma base de conhecimento em raciocínio lógico e construção de algoritmos, além de um ótimo desempenho. Também acreditamos que divulgação da UTFPR/Toledo e de seus cursos atingiu seu objetivo, já há pelo menos 10 egressos do projeto que ingressaram nos cursos ofertados pela UTFPR/Toledo.

Palavras-chave


Orientação profissional. Evasão escolar. Linguagem de programação de computadores

Texto completo: PDF