Tamanho da fonte:
Fundamentos da lógica de programação para alunos do ensino médio
Última alteração: 2020-04-19
Resumo
OBJETIVO: Este artigo apresenta as atividades realizadas em um projeto de extensão realizado por acadêmicos da UTFPR/Toledo com o intuito de propiciar orientação profissional e promover os cursos da área de computação do câmpus perante a comunidade externa, bem como contribuir com a redução da evasão desses cursos nos primeiros períodos. MÉTODOS: Um plano de 20 encontros foi desenvolvido para introduzir à conceitos computacionais de programação através de dinâmicas de grupo, jogos lúdicos e da consolidação destes conceitos com a linguagem de programação JavaScript. RESULTADOS: A taxa de evasão dos alunos participantes do projeto tem sido elevada. No entanto, os que continuam mostraram interesse em continuar na área da computação e a serem possíveis ingressantes nos cursos da UTFPR. CONCLUSÕES: Os participantes têm obtido uma base de conhecimento em raciocínio lógico e construção de algoritmos, além de um ótimo desempenho. Também acreditamos que divulgação da UTFPR/Toledo e de seus cursos atingiu seu objetivo, já há pelo menos 10 egressos do projeto que ingressaram nos cursos ofertados pela UTFPR/Toledo.
Palavras-chave
Orientação profissional. Evasão escolar. Linguagem de programação de computadores
Texto completo:
PDF