Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), IX Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Desenvolvimento de atividades de raciocínio lógico aplicado a adolescentes da EDHUCCA como ferramenta de auxílio no cotidiano
Laura Marco Reginaldo, Bruna da Cunha Castiilho, Isadora Freitas de Oliveira, Giovana Melchiades Melendi, Danielle Gonçalves de Oliveira Prado

Última alteração: 2020-04-19

Resumo


Tendo em vista que os alunos do Ensino Fundamental e Médio possuem dificuldades em interpretar, contextualizar e assimilar conteúdos, o raciocínio lógico é uma maneira de desenvolver e aprimorar técnicas nos estudantes, fazendo analogias com situações cotidianas mais complexas, auxiliando-os a trata-las de maneira mais clara e objetiva. Diante disso, uma Oficina de Raciocínio Lógico, para alunos entre 14 e 17 anos foi realizada na Escola de Desenvolvimento Humano Casa do Caminho – EDHUCCA, em Apucarana- PR. Foram abordados temas que estimulassem o raciocínio lógico, como: Lógica e Simetria, Planificações de Embalagens, Sudoku, Torre de Hanói, Sequências Lógicas, entre outros. Além disso, todas as atividades foram relacionadas com o cotidiano dos alunos, mostrando a aplicação prática do conhecimento adquirido. Após cada tópico foi aplicada uma prova sobre o tema com questões do banco de dados da Olímpiada Brasileira de Raciocínio Lógico (OBRL), afim de analisar o progresso dos alunos. Os resultados foram satisfatórios e apontam que o objetivo proposto foi alcançado.


Palavras-chave


Raciocínio Lógico;OBRL;Lógica.

Texto completo: PDF