Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), IX Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Oficina Pedagógica de Matemática: planejamento e sistematização de resultados
THIAGO LUCAS SILVA, Maria Lucia Panossian

Última alteração: 2020-05-11

Resumo


Este resumo tem como finalidade a descrição dos encontros do projeto Oficina Pedagógica de Matemática (OPM), ao qual está vinculada a bolsa de extensão vigente no período de outubro de 2018 a setembro  de 2019, realizados no Laboratório de Ensino de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Durante os encontros na universidade e nos cursos de formação de professores, foram utilizados aspectos da Atividade Orientadora de Ensino, em que as situações desencadeadoras de aprendizagem foram ferramentas utilizadas para as discussões sobre o processo de ensino. Como o projeto de extensão ainda está em andamento, são apresentados aqui resultados ainda em desenvolvimento mas, já aprimorados pelos participantes. Este ano a OPM teve como foco a retomada de situações de ensino organizadas em outros anos, com observações e orientações de participantes e professores, bem como as conclusões pontuais que puderam ser reconhecidas. O projeto segue com os objetivos iniciais, de promover, entre professores e alunos de graduação, a articulação da teoria com a prática, trabalhando com os pressupostos da teoria histórico-cultural, e com isso tentando trazer uma nova possibilidade de ensino para professores de ensino básico.

Palavras-chave


Extensão; Frações; Atividade

Texto completo: PDF