Última alteração: 2020-05-12
Resumo
O ensino da matemática no país apresentou falhas ao longo de seu desenvolvimento até os dias atuais, principalmente em sua metodologia de ensino, muitas vezes impositiva, gerando um ideal de que a matemática é uma matéria que demanda alto teor cognitivo. O presente trabalho estuda a aplicação de uma metodologia baseada no raciocínio lógico e em atividades lógicas práticas para com os alunos do 6° e 7° ano do Ensino Fundamental II, visando melhores resultados para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Em um conjunto de docentes, discentes e voluntários foram abordados as três grandes áreas que compõem o conhecimento matemático necessário para a realização da olimpíada e instigado o uso de mecanismos lógicos durante toda a sua execução. Os alunos, tanto de instituições de ensino públicas quanto privadas participaram de aulas extracurriculares que ocorreram semanalmente, de forma gratuita, na própria UTFPR – campus Apucarana. Os resultados mostraram que este trabalho possui implicação social elevada, pois além de ajudar na melhoria das notas obtidas no exame, promoveu um crescente interesse escolar no ramo do raciocínio lógico.