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Práticas de consciência corporal e Meditação na infância
ISADORA CAMILA MARQUES, Adriana Maria Wan Stadnik

Última alteração: 2020-05-14

Resumo


INTRODUÇÃO: A Meditação é uma prática integrativa e complementar de saúde e pode ser considerada uma ferramenta para auxiliar no desenvolvimento cognitivo, emocional e corporal das crianças. OBJETIVO: Ensinar a Meditação para crianças de forma prazerosa, lúdica e criativa. MÉTODOS: Participaram do projeto 42 crianças entre três e seis anos de idade. Para apoiar as práticas de Meditação, foram utilizados técnicas de relaxamento e materiais auxiliares como livros e músicas infantis. As atividades ocorreram duas vezes por semana com sessões de 20 minutos cada. RESULTADOS: Por meio da metodologia aplicada, foi perceptível a evolução das crianças ao longo dos meses, no início elas meditavam, ou seja, mantinham-se em estado de foco e concentração, sem conversas paralelas ou gracejos, por exemplo, apenas de um a dois minutos, no encerramento das atividades semestrais elas já conseguiram chegar a cinco minutos meditando. CONCLUSÕES: O projeto contribui para a promoção da saúde, qualidade de vida e bemestar das crianças, mantendo-as mais calmas.

Palavras-chave


Meditação;Infância;Consciência corporal.

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