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Implantação de interseção na PR-562 no acesso ao Instituto Federal do Paraná, Campi Coronel Vivida - PR
Rafaela Wessling Oening, Jairo Trombetta, Bruna Bezerra, Felipe Folchini, Giordano da Silva, Luiz Andretta, Renata Serighelli

Última alteração: 2020-05-14

Resumo


O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo na PR-562 no acesso ao IFPR – Campi Coronel Vivida, analisando a necessidade de implantação de interseção rodoviária no local. Partindo da contagem do tráfego, foram obtidas as quantidades de veículos em todos os movimentos, calculando-se a capacidade de tráfego dos ramos, tempo médio de espera e volume horário de projeto (VHP) atual no ano-horizonte de projeto (12 anos). Para tanto, utilizou-se uma taxa de crescimento, o tráfego misto em Unidade de Carro de Passeio (UCP) e foi determinada a capacidade de entrada, residual de fluxo dos ramos e tempo de espera. Propôs-se uma geometria para a interseção com ramos de faixa única, gotas e ilhas de separação de tráfego, tipo rótula vazada. Análises demostraram que o fluxo previsto para o ano-horizonte de projeto estabelecerá uma condição muito boa de utilização (nível de serviço-A) indicando fluxo livre e reduzido tempo de espera para travessias e conversões à esquerda, podendo sugerir excesso de estrutura. Contudo, em virtude da segurança que o local demanda, dotada de área de aceleração/desaceleração, resguardo, visibilidade e sinalização, destaca-se a necessidade desta implantação para o acesso, que apresenta espaço e topografia favorável, não requerendo gastos muito elevados.


Palavras-chave


Tráfego. Fluxo de veículos. Infraestrutura urbana. Projeto geométrico.

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