Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), IX Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Desenvolvimento de aplicações para auxílio da aprendizagem matemática
EDUARDO PACHECO, MOISES APARECIDO NASCIMENTO

Última alteração: 2020-05-14

Resumo


As tecnologias estão cada vez mais presentes em todas as áreas da sociedade. Na educação pode ser observada como uma ferramenta eficaz no processo de aprendizagem, tanto como ferramenta de ensino, como para fixação do conteúdo estudado. As equações de primeiro grau, podem ser vistas como uma grande barreira para muitos alunos, também como um grande desafio no processo de ensino para o educador. A utilização de uma ferramenta tecnológica, onde através de operações simples, como arrastar e soltar, algo já enraizado na cultura tecnológica das gerações de hoje, pode fazer com que esse processo de aprendizagem possa ser alcançado com bem mais facilidade. A cada interação uma nova compreensão pode ser alcançada, dessa forma obtendo um entendimento de como realmente ocorre a resolução de uma equação de primeiro grau. Desta forma o processo de resolver pode ser visto por estudantes, como um jogo, ou uma brincadeira, instigando a curiosidade e fazendo com que o a cada etapa do jogo se busque saber mais, para que possa finalizar o jogo mais rápido. Uma outra abordagem do software é na resolução e compreensão do mínimo múltiplo comum, sendo que para resolução de algumas equações, pode-se chegar a um ponto que é necessário resolver mínimos múltiplos comum entre dois números desta forma complementando a aprendizagem.



Palavras-chave


Tecnologias. Equações primeiro grau. Mínimo múltiplo comum. Educação. Matemática.

Texto completo: PDF