Última alteração: 2020-05-12
Resumo
A matemática ao longo da história vem sendo definida pelos alunos como uma disciplina difícil, devido ao seu alto índice de reprovação. Contudo, esta problemática pode ser minimizada com o uso de diferentes metodologias de ensino. O presente projeto em conjunto com o núcleo regional de educação do município de Dois Vizinhos, buscou a realização de oficinas e cursos, e o desenvolvimento de cartilhas explicativas sobre algumas metodologias. Professores da universidade foram convidados a ministrar cursos relacionados às metodologias que buscam envolver o aluno de forma dinâmica no aprendizado. Uma ferramenta útil neste processo é a tecnologia, os professores podem utilizar esta estratégia para desenvolver novos modos de ministrar os conteúdos aos alunos, seja por vídeo aulas, artigos e questionários online. As metodologias de instrução aos pares, sala de aula invertida e aprendizado baseado em problemas são algumas dentre as metodologias ativas aplicadas nas oficinas ofertadas, além do passo a passo de como se utilizar o software Socrative e criação de blogs. Conclui-se com a avaliação realizada pelos professores após os cursos, que as oficinas contribuíram para uma maior atualização dos professores para gerar um aprendizado mais eficaz e maior interesse dos alunos na participação da aula.