Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), IX Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Uso de Arduino com alunos do Ensino Médio: Uma Perspectiva na Motivação para Ingresso em Cursos de Engenharia da UTFPR
Mateus Marochi Olenik, Fabio Favarim, Beatriz Terezinha Borsoi

Última alteração: 2020-05-12

Resumo


Observando a escassez de profissionais nas engenharias em suas modalidades, dentre elas a computação, a insuficiência de egressos para suprir a demanda do mercado, que, muitas vezes se fundamenta na alta taxa de evasão dos alunos desses cursos. Isso é ocorrente por fatores como: o de ingressar na universidade sem conhecer o curso e as áreas de atuação do profissional daquele âmbito. Assim, o projeto desenvolvido pelo Departamento Acadêmico de Informática da UTFPR, Campus Pato Branco visa à motivação de alunos do ensino médio ao ingresso em cursos de engenharia de computação. Essa motivação ocorre pela realização de cursos focados no desenvolvimento de pequenos projetos de eletrônica e robótica utilizando um kit de eletrônica conhecido como Arduino. A participação nos cursos possibilita aos alunos de ensino médio contato com o contexto do curso de Engenharia de Computação. Espera-se que esse contato contribua na escolha do curso superior pretendido e forneça uma visão das possibilidades de atuação do Engenheiro de Computação.

Palavras-chave


Engenharia de Computação; Arduino; Robótica

Texto completo: PDF