Última alteração: 2020-05-12
Resumo
Este trabalho teve como objetivo elaborar novas ferramentas que auxiliassem no processo de ensino-aprendizagem de Zoologia, de modo que o alunado pudesse estabelecer uma assimilação da teoria através da prática, com o uso de esqueletos, cartilhas e demais materiais acessórios. No laboratório estavam armazenados esqueletos de várias espécies de aves e mamíferos danificados e que por este motivo não eram mais utilizados em aulas e/ou em visitas didáticas dos alunos da educação básica. Adicionalmente, outros exemplares doados à instituição estavam no freezer e necessitavam de processamento. A partir disso, foi feito a restauração dos esqueletos e também o processamento e montagem de novos exemplares. Além disso, foram elaboradas etiquetas para identificação e para trabalhar aspectos educacionais. Para avaliar o uso das Osteotecas como material de ensino foi elaborado um questionário com perguntas objetivas. Como não ocorreram visitas de escolas da Educação Básica, o projeto viabilizou um minicurso para a graduação a fim de investigar a receptividade dos participantes. Através dos resultados, observou-se um forte indicativo de funcionalidade pedagógica do material produzido.